Húmus

Húmus

Húmus, é a matéria orgânica completamente decomposta por ação de microrganismos
(bactérias, fungos e actinomicetos), apresentando uma parte mineral e outra orgânica em condições de serem absorvidas pelas plantas. Húmus de minhoca é um produto humificado produzido por minhocas. Na realidade são os microrganismos que produzem o húmus, as minhocas apenas facilitam o trabalho dos microrganismos, permitindo rápida humificação da matéria orgânica e o desenvolvimento de populações fantásticas desses organismos microscópicos. Calcula-se que uma grama de húmus possa conter meio bilhão de bactérias vivas.

São essas populações altíssimas de microrganismos úteis que tornam o húmus de minhoca superior ao húmus comum. Além de conter todos os nutrientes que as plantas precisam para o seu perfeito desenvolvimento, o húmus de minhoca ao ser colocado no solo, como fertilizante orgânico natural, introduz nele bilhões de microrganismos úteis, que vão atuar no sentido de melhorarem as características do solo, beneficiando as plantas.

A ativação da microvida do solo resulta na liberação de muitos fermentos( ênzimos) e outras substâncias que agregam as partículas do solo, melhorando a aeração e a drenagem da água.

 A decomposição da matéria orgânica do solo resulta na liberação de nutrientes minerais (nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, magnésio, enxofre, cobre, manganês, zinco e outros) e orgânicos (aminoácidos, açúcares, gorduras, ácidos húmicos e outros), além de várias substâncias que se formam pelos próprios microrganismos (hormônios de crescimento, antibióticos e vitaminas). Todos esses produtos são prontamente absorvidos pelas raízes das plantas, contribuindo para a sua nutrição e resistência ao ataque de pragas e doenças, tanto das raízes, como da parte aérea.

 Na presença de substâncias como os ácidos húmicos, as raízes das plantas passam a absorver muito mais nutrientes do solo.

O esterco curtido de gado de leite também é um produto humificado (húmus), apenas se diferencia do húmus de minhoca, por não ter tido a minhoca como facilitadora e potencializadora do processo.

É obtida através da fermentação aeróbica, isto é, presença de oxigênio, sendo que esta fermentação pode chegar em torno de 70 C. Possui praticamente as mesmas características nutricionais para as plantas e características físicas para o solo como as que foram descritas para o húmus de minhoca.

Fonte:  Minhocultura e vermicompostagem para pequenos, médios e grandes produtores. 2001 Departamento de Entomologia, Fitopatologia e Zoologia Agrícola. ESALQ-USP   Prof. Adilson D. Paschoal, Ph.D.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •